SOBRE O NUDOPH

O Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica (NUDOPH) foi fundado como Núcleo de Estudos e Pesquisa e Documentação Histórica do Rio Grande do Norte (NPDH), pela Portaria nº 356/93 – GR/URRN no ano de 1993, com os seguintes propósitos: identificar, arrolar e sistematizar o acervo documental desta universidade, de modo a facilitar o contato direto com as fontes primárias referentes à História da URRN; reunir e catalogar informações gerais referentes à área geo educacional, na qual a Universidade está inserida, objetivando facilitar as pesquisas da comunidade universitária e colaboradores visitantes. Inicialmente, o NPDH funcionava onde atualmente fica a Associação Cultural e Esportiva da UERN (ACEU), na rua Almino Afonso, 478, Centro, Mossoró/RN.

Desde o ano de 2010 que o Departamento de História, junto a direção da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC), discutia a possibilidade do NPDH passar de fato a fazer parte do Departamento de História, fato que ocorreu no ano de 2014, com a disponibilidade de uma estrutura mínima de funcionamento garantida pela FAFIC e com sala localizada na mesma.

Assim, em reunião ordinária do Departamento de História de 30 de outubro de 2014 ficava estabelecido que o NUDOPH ficaria alocado nas dependências da FAFIC, o que marcou uma nova etapa para o Núcleo. Conforme assinaturas da convocatória, estavam presentes: André Victor Cavalcanti Seal da Cunha, Francisco Fabiano de Freitas Mendes, João Araújo Pereira Neto, Lidiane Mendonça de Alencar, Valdeci dos Santos Júnior e Roberg Januário dos Santos.

Nesse sentido, a resolução 54/2014-CONSEPE aprovava a alteração do Núcleo de Estudos e Pesquisa e Documentação Histórica do Rio Grande do Norte/NPDH para Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica (NUDOPH/UERN) e a criação do Laboratório de História Oral Imagem.(LABHORI/UERN). O presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da UERN aprovou a alteração, conforme deliberação do Colegiado em sessão realizada em 6 de agosto de 2014.

No ano de 2016 foram adquiridos por meio do Edital Capes Pró-Equipamentos um complexo de aparelhos, contendo Scaner Interplanetário, Scaner portátil, CPU, HD etc, para equipar o Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica. Essa melhoria na estrutura e aquisição de equipamentos permitiu ao NUDOPH oferecer oficinas sobre preservação de documentos e da memória a partir do seu próprio acervo.

Para tal decisão foi considerado: a crescente demanda por produções na área de História, memória e patrimônio no âmbito da UERN; a necessidade de se constituir um espaço de investigação acadêmica e o Plano Nacional de Extensão Universitária (PNExt), no qual pauta-se a indissociabilidade de ensino, pesquisa e extensão. A resolução Nº 54/2014 CONSEPE aprovou, portanto, a alteração do NPDH para NUDOPH, a criação do LABHORI e por fim a aprovação do regimento geral do NUDOPH.

O NUDOPH foi , portanto, instituído na perspectiva de preservar e manter sob sua guarda o acervo documental digitalizado, fontes orais, e sua produção, originário dos diversos órgãos e instituições da região e da área de abrangência da UERN, com vistas a constituir um centro de documentação histórica dedicado a produzir, gerar pesquisas e ações de extensão.

REALIZAÇÃO:

Foto 2 - Scanner Planetário

Foto 2 - Scanner Planetário

Foto 2 - Scanner Planetário

DHi Logo2.png
profH.png
ppgcish.jpg

© 2020 por Carlos Eduardo Martins Torcato. Orgulhosamente criado com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now