OUTROS REPOSITÓRIOS ON-LINE

A Hemeroteca Digital Brasileira é disponibilizada pela Fundação Biblioteca Nacional. Constitui-se, de longe, a mais exitosa ferramenta de pesquisa desenvolvida nesse campo. Mesmo o OCR não sendo perfeito, ainda sim ele permite que ocorram busca com palavras-chaves. Assim, em poucos cliques é possível percorrer vasta produção jornalística do século 19 e 20. São mais de cinco milhões de páginas digitalizadas. Sistema de busca de informação impensável em meados dos anos 1990, quando muitas pesquisas em jornais foram realizadas no modo manual - folha por folha com olhar atento. Essa iniciativa é um exemplo para todos os arquivos do Brasil.

O Labim, Laboratório de Imagens, foi criado em 2011 e está vinculado ao Departamento de História da UFRN. Especializa-se na captura de imagens de livros, jornais, mapas, fotografias e outros tipos de documentos históricos, relacionados à História do Rio Grande do Norte.

Labin.png

Fundado em 1949, o Center for Research Libraries (CRL) é responsável por disponibilizar gratuitamente na web documentos produzidos pelos governos nacionais em todos os continentes. Essa rede articula mais de 200 instituições de ensino superior e bibliotecas sediadas nos EUA, no Canadá e na China. São disponibilizadas as seguintes coleções sobre o Brasil: Relatórios dos Presidentes de Província (1830-1930); Mensagens dos Presidentes (1889-1993); Almanak Laemmert (1844-1889); Relatórios Ministeriais (1821-1960); entre outros.

CD.png

Disponibilizada pela Câmara dos Deputados, essa ferramenta permite buscas por palavras-chaves nas coleções de leis que vão desde o Império (1808). Ao contrário dos Anais/Diários, essa plataforma funciona de forma rápida e eficiente.

CD.png

A Câmara dos Deputados disponibiliza na internet preciosos documentos para os(as) interessados(as) nos mais diversos aspectos discutidos nas assembleias nacionais. É preciso ter o plugin Java instalado e são comuns os problemas de acesso. A prática ensinou que o Internet Explorer é mais estável que o Chrome. É um sistema bastante pesado que precisa de uma internet boa para funcionar. Se a força de vontade conseguir superar todas essas dificuldades, talvez alguns documentos ainda estejam fora do ar. Nesse caso, é necessário escrever para o administrador relatando o erro e esperar uma resolução do problema. Mas funciona! Pode acreditar! São três coleções disponíveis: Diários da Câmara dos Deputados (1881-atual); Diários do Congresso Nacional (1909-2010); Anais da Câmara dos Deputados (1909-2010).

© 2020 por Carlos Eduardo Martins Torcato. Orgulhosamente criado com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now