ACERVO

O atual Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica (NUDOPH) foi fundado como Núcleo de Estudos e Pesquisa e Documentação Histórica do Rio Grande do Norte (NPDH), pela Portaria nº 356/93 – GR/URRN no ano de 1993, com os seguintes propósitos: identificar, arrolar e sistematizar o acervo documental desta universidade, de modo a facilitar o contato direto com as fontes primárias referentes à vida e à História da URRN; reunir e catalogar informações gerais referentes à área geoeducacional, na qual a Universidade está inserida, objetivando facilitar as pesquisas da comunidade universitária e colaboradores visitantes. Inicialmente, o NPDH funcionava onde atualmente fica a Associação Cultural e Esportiva da UERN (ACEU), na rua Almino Afonso, 478, Centro – Mossoró/RN. Desde o ano de 2010 que o Departamento de História, junto a direção da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC), discutia a possibilidade do NPDH passar de fato a fazer parte do Departamento de História, fato que só ocorreu no ano de 2014, com a disponibilidade de uma estrutura mínima de funcionamento garantida pela Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC) e com sala localizada na mesma, onde atualmente está locado o NUDOPH.

Assim, desde a sua criação, inicialmente como NPDH, o NUDOPH conserva em suas dependências fontes provenientes de diferentes instâncias da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) e com o tempo foi entrando em parceria com outras instituições e aumentando o seu acervo. Nesse sentido, em 2017 o projeto de extensão “50 anos de Universidade do Estado do Rio Grande do Norte: história e acervo” é fruto de parceria do Núcleo de Extensão - Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica (NUDOPH) - e a Pró-Reitoria de Extensão, bem como o projeto “Ainda Educando: o acervo do reitor João Batista Cascudo Rodrigues como ferramenta de oficina e memória no Rio Grande do Norte”, cujo objetivo é a organização do acervo institucional e pessoal a partir da organização, catalogação, digitalização e publicação dos instrumentos de busca dos fundos que estão sob guarda do NUDOPH. A partir desse projeto o citado núcleo criou as condições para subsidiar os trabalhos das demais instâncias institucionais com informações relevantes sobre a história da universidade, assim como preparar os estagiários para as atividades de guarda, conservação e pesquisa. Desse modo, foram catalogados, organizados e digitalizados todos os documentos referentes a este projeto, o que originou o “Fundo Núcleo de Estudo e Pesquisa e Documentação Histórica do Rio Grande do Norte (NPDH)”. O projeto “A Memória da água: 50 anos da CAERN no oeste potiguar” contou com a parceria entre as instituições e o Museu Jornalista Lauro da Escóssia, e além de contar a história da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte, deu frutos com a digitalização do Jornal O Mossoroense, importante para a história de Mossoró e região. O “Fundo Tribunal Judiciário do Rio Grande do Norte” constitui na digitalização de quarenta e dois Inquéritos Policiais de diferentes crimes. A série B da “Coleção Mossoroense” foi digitalizada e está sob guarda do Núcleo. Entre a documentação mais antiga presente no acervo está um Livro de Notas de Compra e Venda do ano de 1853 de Patu, cidade que deu nome ao fundo. Ademais, houve a criação de um banco de dados das monografias do curso de História do Departamento de História da UERN do Campus Central.

O Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica resguarda em seu acervo uma série de Jornais e documentos em formato digital (PDF/OCR). A construção de uma hemeroteca digital a ser alimentada ao longo de novos projetos, contribui assim para a construção de um acervo digital dos jornais do oeste potiguar, proporcionando o acesso às fontes histórias e a preservação da documentação física.

FUNDOS

Fundo UERN

Sub-Fundo NPDH

Sub-Fundo Reitor João Batista Cascudo

Sub-Fundo Reitor Padre Sátiro

Sub-Fundo Conselho Universitário

Fundo Tribunal de Justiça do RN

Fundo Hemeroteca

Fundo Coleção Mossoroense

Fundo Biblioteca Pública

Fundo Monografias Departamento de História

Fundo Cosme Alves Neto

Fundo Chico Guilherme

COMO CONSULTAR ?

Acessar os acervos do NUDOPH é bastante simples. Basta seguir o passo a passo abaixo.

1. Baixe os instrumentos de pesquisa disponibilizados acima no ícone

2. Selecione as fontes que deseja acessar.

3. Preencha o Termo de Compromisso disponibilizado abaixo e envie para o e-mail do NUDOPH: nudoph.dhi@uern.br 

4. Pronto, é só acessar.

Observação importante: nós utilizamos a plataforma do GoogleDrive para liberar os documentos, por isso o e-mail de contato precisa ser vinculado à Google.

VERDE = Em tratamento

VERMELHO = Indisponível

AZUL = Disponível

© 2020 por Carlos Eduardo Martins Torcato. Orgulhosamente criado com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now