ACERVO

O atual Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica (NUDOPH) foi fundado como Núcleo de Estudos e Pesquisa e Documentação Histórica do Rio Grande do Norte (NPDH), pela Portaria nº 356/93 – GR/URRN no ano de 1993, com os seguintes propósitos: identificar, arrolar e sistematizar o acervo documental desta universidade, de modo a facilitar o contato direto com as fontes primárias referentes à vida e à História da URRN; reunir e catalogar informações gerais referentes à área geoeducacional, na qual a Universidade está inserida, objetivando facilitar as pesquisas da comunidade universitária e colaboradores visitantes. Inicialmente, o NPDH funcionava onde atualmente fica a Associação Cultural e Esportiva da UERN (ACEU), na rua Almino Afonso, 478, Centro – Mossoró/RN. Desde o ano de 2010 que o Departamento de História, junto a direção da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC), discutia a possibilidade do NPDH passar de fato a fazer parte do Departamento de História, fato que só ocorreu no ano de 2014, com a disponibilidade de uma estrutura mínima de funcionamento garantida pela Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC) e com sala localizada na mesma, onde atualmente está locado o NUDOPH.

Assim, desde a sua criação, inicialmente como NPDH, o NUDOPH conserva em suas dependências fontes provenientes de diferentes instâncias da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) e com o tempo foi entrando em parceria com outras instituições e aumentando o seu acervo. Nesse sentido, em 2017 o projeto de extensão “50 anos de Universidade do Estado do Rio Grande do Norte: história e acervo” é fruto de parceria do Núcleo de Extensão - Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica (NUDOPH) - e a Pró-Reitoria de Extensão, bem como o projeto “Ainda Educando: o acervo do reitor João Batista Cascudo Rodrigues como ferramenta de oficina e memória no Rio Grande do Norte”, cujo objetivo é a organização do acervo institucional e pessoal a partir da organização, catalogação, digitalização e publicação dos instrumentos de busca dos fundos que estão sob guarda do NUDOPH. A partir desse projeto o citado núcleo criou as condições para subsidiar os trabalhos das demais instâncias institucionais com informações relevantes sobre a história da universidade, assim como preparar os estagiários para as atividades de guarda, conservação e pesquisa. Desse modo, foram catalogados, organizados e digitalizados todos os documentos referentes a este projeto, o que originou o “Fundo Núcleo de Estudo e Pesquisa e Documentação Histórica do Rio Grande do Norte (NPDH)”. O projeto “A Memória da água: 50 anos da CAERN no oeste potiguar” contou com a parceria entre as instituições e o Museu Jornalista Lauro da Escóssia, e além de contar a história da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte, deu frutos com a digitalização do Jornal O Mossoroense, importante para a história de Mossoró e região. O “Fundo Tribunal Judiciário do Rio Grande do Norte” constitui na digitalização de quarenta e dois Inquéritos Policiais de diferentes crimes. A série B da “Coleção Mossoroense” foi digitalizada e está sob guarda do Núcleo. Entre a documentação mais antiga presente no acervo está um Livro de Notas de Compra e Venda do ano de 1853 de Patu, cidade que deu nome ao fundo. Ademais, houve a criação de um banco de dados das monografias do curso de História do Departamento de História da UERN do Campus Central.

O Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica resguarda em seu acervo uma série de Jornais e documentos em formato digital (PDF/OCR). A construção de uma hemeroteca digital a ser alimentada ao longo de novos projetos, contribui assim para a construção de um acervo digital dos jornais do oeste potiguar, proporcionando o acesso às fontes histórias e a preservação da documentação física.

FUNDOS

Instrumento de Pesquisa

Monografias Departamento de História

PDF ícone.png
PDF ícone.png
zotero.png

COMO CONSULTAR ?

Acessar os acervos do NUDOPH é bastante simples. Basta seguir o passo a passo abaixo.

1. Baixe a relação de documentos disponíveis nos ícones acima

2. Selecione as fontes que deseja acessar.

3. Preencha o Termo de Compromisso

4. Pronto, agora é só aguardar as orientações por e-mail.

Observação importante: nós utilizamos a plataforma do GoogleDrive para liberar os documentos, por isso o e-mail de contato precisa ser vinculado à Google.

Instrumento de Pesquisa

Monografias Departamento de História

logo.png
logo.png